O Relatório de Avaliação é um documento detalhado, redigido de forma clara e rigorosa, com o desenvolvimento adequado à demonstração do valor obtido, de forma a permitir um completo entendimento do seu conteúdo, lógica, análise e conclusões.
O Relatório de Avaliação deve conter, entre outros, os seguintes elementos:
1. Nome do solicitante;
2. Objetivo da avaliação;
3. Identificação e caracterização do bem objeto de avaliação:
a. Tipo de bem;
b. Descrição sumária;
c. Aspetos construtivos, qualitativos, quantitativos e tecnológicos;
d. Aspetos funcionais e arquitetónicos;
e. Estado de conservação.
4. Localização;
5. Infraestruturas existentes;
6. Equipamento comunitário existente;
7. Utilização atual e vocação, de acordo com as restrições legais existentes;
8. Estado de ocupação;
9. Diagnóstico de mercado onde o bem se insere;
10. Escolha e definição dos métodos utilizados, devidamente justificados;
11. Grau de fundamentação e de precisão;
12. Resultado da avaliação e data de referência;
13. Observações complementares relevantes que de alguma forma possam afetar a formação do valor atribuÃdo;
14. Anexos:
a. Documentação do bem em avaliação – cadernetas, plantas de engenharia e arquitetónicas, certidões
– de forma a permitir a sua correta delimitação;
b. Documentação de entidades administrativas/camarárias ou outras, que influenciem, condicionem
ou determinem o valor a avaliar;
c. Caracterização fotográfica;
d. Tratamento de dados;
e. Certificados relativos ao Avaliador, sempre que se justifique.