Relatório de Avaliação
Relatório de Avaliação

O Relatório de Avaliação é um documento detalhado, redigido de forma clara e rigorosa, com o desenvolvimento adequado à demonstração do valor obtido, de forma a permitir um completo entendimento do seu conteúdo, lógica, análise e conclusões.

O Relatório de Avaliação deve conter, entre outros, os seguintes elementos:

1. Nome do solicitante;

2. Objetivo da avaliação;

3. Identificação e caracterização do bem objeto de avaliação:

a. Tipo de bem;

b. Descrição sumária;

c. Aspetos construtivos, qualitativos, quantitativos e tecnológicos;

d. Aspetos funcionais e arquitetónicos;

e. Estado de conservação.

4. Localização;

5. Infraestruturas existentes;

6. Equipamento comunitário existente;

7. Utilização atual e vocação, de acordo com as restrições legais existentes;

8. Estado de ocupação;

9. Diagnóstico de mercado onde o bem se insere;

10. Escolha e definição dos métodos utilizados, devidamente justificados;

11. Grau de fundamentação e de precisão;

12. Resultado da avaliação e data de referência;

13. Observações complementares relevantes que de alguma forma possam afetar a formação do valor atribuído;

14. Anexos:

a. Documentação do bem em avaliação – cadernetas, plantas de engenharia e arquitetónicas, certidões
        – de forma a permitir a sua correta delimitação;

b. Documentação de entidades administrativas/camarárias ou outras, que influenciem, condicionem
        ou determinem o valor a avaliar;

c. Caracterização fotográfica;

d. Tratamento de dados;

e. Certificados relativos ao Avaliador, sempre que se justifique.